Seguem resposta às dúvidas mais comuns relacionadas com os microondas.
As radiações alteram a composição dos alimentos?
Falso. Os micro-ondas aquecem ou cozinham os alimentos agitando as moléculas de água presentes na sua constituição. Ao cortar a emissão de ondas, estas desaparecem de imediato sem deixar vestígios.
Alguns recipientes de plástico não podem ser usados no micro-ondas?
Verdadeiro. Algumas caixas podem deformar-se e libertar substâncias tóxicas para os alimentos. Opte por recipientes de vidro ou, no limite, de plástico próprio para micro-ondas. Evite também recipientes metálicos e o papel de alumínio. O metal reflete a radiação, impedindo que esta aqueça os alimentos. Além disso, existe o risco de o micro-ondas provocar faíscas que danificam o interior do aparelho.
Se tentar cozinhar um ovo inteiro no micro-ondas, ele explode?
Verdadeiro. Não coloque o ovo inteiro ou com casca no interior do micro-ondas, pois com o aquecimento explode e espalha-se. O ovo deve ser cozinhado sem casca e com a gema furada. Se já estiver cozido e quiser apenas aquecê-lo, corte em pedaços pequenos, também para não explodir.
Posso colocar o micro-ondas em funcionamento se estiver vazio?
Falso. Se estiver vazio, o aparelho não vai incidir em qualquer alimento, o que pode danificar o equipamento.
Para saber se o micro-ondas tem fugas, coloca-se um telemóvel dentro, fecha-se a porta e faz-se uma chamada. Se houver som, é porque existem fugas.
Falso. Os telemóveis não têm a mesma frequência dos micro-ondas. Nada se pode concluir deste teste.
Se ferver água no micro-ondas, o líquido pode projetar-se com violência.
Verdadeiro. Quando a água é fervida no micro-ondas, podem não se produzir as bolhas típicas que surgem ao ferver. Com a introdução de um objeto, como uma colher, ou ao mover-se o recipiente, as bolhas podem surgir, projetar água quente para fora e causar queimaduras.
Fonte: Deco